DiaaDiaES.com.br
Pintura na escadaria Maria Bonadiman Taddei. Foto: Márcia Leal/PMCI

Escritores cachoeirenses são homenageados com pinturas em escadaria

Três escritores cachoeirenses foram homenageados com uma pintura artística na escadaria Maria Bonadiman Taddei, no bairro Gilberto Machado. A intervenção integra as ações de revitalização realizadas no local pela Prefeitura de Cachoeiro.

Depois de passar por serviços de manutenção, a estrutura, que liga a rua Padre Franco à avenida Francisco Lacerda de Aguiar, ganhou desenhos alusivos a textos de autoria de Marly de Oliveira (1935-2007) e dos irmãos Newton (1911-1962) e Rubem Braga (1913-1990).

Foto: Márcia Leal/PMCI

Estampam a parte baixa da escadaria elementos que remetem a crônicas de Rubem, como “O menino e o tuim”, “Um pé de milho”, “Os sons de antigamente” e “A borboleta amarela”.

Mais acima, as ilustrações aludem a trechos de poemas de Newton Braga, como “Namorados”, “Na noite morta” e “Velha canoa”.

Na parte superior, a homenageada é a poeta Marly de Oliveira, com desenhos que fazem referência aos poemas “Suave Pantera”, “Parecia um pássaro” e “Epigrama”. As pinturas são assinadas por artistas visuais da cidade, capitaneados por Lucas Menon.

Foto: Márcia Leal/PMCI

A revitalização da escadaria foi coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). As melhorias na estrutura incluíram reparos na alvenaria, na iluminação e na calçada de acesso, além de serviços de paisagismo e jardinagem.

“Além de zelar pela conservação das escadarias da cidade, que são fundamentais para a mobilidade de muitos moradores de Cachoeiro, temos buscado ressignificá-las por meio da mudança visual e da arte, prestando homenagens a personagens importantes para a história local”, frisa o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

Outras intervenções

Outras duas escadarias recém-revitalizadas receberam intervenções artísticas em homenagem a personalidades.

No bairro Maria Ortiz, na estrutura que liga as ruas Brício Mesquita e Antônio Guido, foi pintada uma representação da heroína capixaba que dá nome ao bairro.

Já no bairro Ibitiquara, na escadaria Madre Gertrudes de São José, que liga a Linha Vermelha à rua Teotônio Souto Machado, a pintura homenageia a própria madre.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: