28.4 C
Vitória
terça-feira - 19 de março de 2019
DiaaDiaES.com.br
Cultura Novidades

Escritora capixaba tem livro adaptado para deficientes auditivos

O livroO Aniversário de Margarida’, da escritora capixaba Isa Colli, nascida em Presidente Kennedy, mas residente em Bruxelas, na Bélgica, foi adaptado pela TV Ines para a Lingua Brasileira de sinais(Libras) no Projeto Contação de Histórias. O objetivo é promover inclusão.

A TV Ines é um canal de TV brasileiro com conteúdo pioneiro no Brasil, pensada para atender a pluralidade de públicos. Seu conteúdo é 100% acessível aos deficientes auditivos. ” Essa parceria muito me honrou. Escrevo para despertar o respeito pelo outro e a conscientização sobre o ser humano e o meio ambiente. E é muito bom ser acessível a todos os públicos”.

O livro “O Aniversário de Margarida” fala da importância de saber dividir, estimulando as crianças a doarem brinquedos, não serem egoístas e apegadas a valores materiais.Isa Colli já planeja liberar todos os seus livros infantis( a autora tem 13 livros publicados) para a emissora, única no país com programação voltada para deficientes auditivos 24 horas por dia. “Sou muito feliz e grata por fazer parte desse projeto”.

A série visa tornar acessível a literatura infantil e juvenil para a comunidade surda de todas as idades. Cada animação contempla autores e ilustradores nacionais traduzidos em Libras. ‘O Aniversário de Margarida’ é contado em dois episódios de cerca de 5 minutos cada um.

Colli Books

A experiência com a TV Ines não é a única iniciativa de Isa Colli no mundo da inclusão. A autora acaba de criar sua própria editora, a Colli Books, e entre os planos de crescimento, estão projetos de acessibilidade, como livros em braille para crianças cegas ou com alguma deficiência visual.

“Vivemos em um mundo inclusivo. Antes, eu tinha vontade de fazer projetos acessíveis, mas dependia das editoras. Agora, com meu próprio selo, minhas metas não dependerão de barreiras para serem realizadas”, afirma.

Isa Colli tem vários títulos infantis paradidáticos em fase de ilustração e impressão. “Abordamos o respeito à diversidade, bullying, racismo e outros problemas que infelizmente ainda fazem parte da rotina de muitos brasileiros, o que é especialmente nocivo e devastador para as crianças.”

Para assistir a versão em Libras de ‘O Aniversário de Margarida’ acesse:

http://tvines.org.br/?p=18232 (episódio 1)

http://tvines.org.br/?p=18261 (episódio 2)

Leia Também...

Prefeitura de Kennedy implanta sistema de ponto eletrônico para servidores

Helena Valadão

Festival reúne cervejas artesanais e boa música em Cachoeiro neste sábado

DiaaDiaES.com.br

Mudanças a partir de segunda nos horários de ônibus da linha de Cobiça, em Cachoeiro

DiaaDiaES.com.br
Carregando....