DiaaDiaES.com.br

Enfermeira e pedagoga, Elisabete Sales quer melhor saúde e educação em Cachoeiro

Elisabete Sales Santos (Foto: Divulgação)

O dom de cuidar e ajudar o próximo estão presentes no dia a dia da candidata a vereadora pelo PSD, Elisabete Sales Santos. Enfermeira, pedagoga, professora e mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, pretende começar uma nova história em sua vida: contribuir para os avanços na saúde e educação de Cachoeiro de Itapemirim.

Aos 51 anos e moradora do bairro Aquidaban, a candidata conta que o desejo de contribuir com a cidade surgiu no Mestrado. “Sempre temos professores que nos aguçam sobre um desejo maior, e isso aconteceu comigo. Meu professor fez esse coração bater mais forte ao me fazer conhecer a importância das políticas públicas e como podemos buscar melhorias para a sociedade”, conta.

As áreas da saúde e educação são as que mais exigem investimentos e atenção, e por estar diretamente envolvida, Elisabete pretende encontrar soluções para problemas diagnosticados ao longo dos anos.

“As carências na área de saúde são muitas, mas vejo como um grande desafio: a acessibilidade. Tanto nas unidades hospitalares, quanto nas unidades básicas de saúde. Trabalho no setor de hemodiálise há 30 anos e vejo as dificuldades que os pacientes portadores de insuficiência renal crônica enfrentam todos os dias. São muitas carências: o transporte, pois os municípios têm demandas grandes e não conseguem fazer com que esses pacientes tenham o acesso necessário; e também a oferta de vagas. Cachoeiro conta com dois serviços de diálise e atende todo o Sul do Estado, e há uma demanda muito grande para esse tipo de atendimento. Essas dificuldades prejudicam o tratamento”, explica.

 “Educação e saúde caminham juntas”

“A educação e saúde caminham juntas. Nessa pandemia tivemos um exemplo claro sobre isso: estamos vendo todas prevenções e protocolos para evitar a contaminação da Covid-19, mas por que isso não pode ocorrer nas escolas desde a educação básica? Na vida adulta teremos um entendimento mais adequado, tendo os cuidados corretos e uma melhor qualidade de vida se isso é ensinado desde cedo”, ressalta.

Elisabete garante que tem uma história e com ela, a responsabilidade com o cuidar das pessoas. “Esse foi um propósito de Deus em minha vida. Quando decidi seguir por esse caminho, sempre procurei fazer da melhor forma possível. Não somos perfeitos, mas sempre me dediquei muito, o que me trouxe conhecimento, e com isso, a necessidade de colocá-lo em prática, pois sou educadora em sala de aula”.

Quanto à campanha, a candidata diz estar confiante. “Dá uma ansiedade. Sou uma mulher na política e nunca fui militante nesse sentido. Nunca fui uma pessoa de me conformar com determinadas situações, e sempre acreditei que podemos mais, mesmo diante das adversidades. Em minha vida acadêmica foi assim. Enfrentei muitos obstáculos, mas foi por não desistir que terminei a graduação em enfermagem, depois para pedagoga e agora o meu Mestrado. Não vou desistir de algo que temos oportunidade de conquistar”, garante.

“Aos eleitores, peço que acreditem e que pensem em melhorar nossa cidade com pessoas realmente comprometidas. Todo mundo tem seus ganhos e suas perdas, mas não podemos desistir. Olhem e pensem em quem vão votar, se são pessoas que trabalham. Podemos fazer muito mais por Cachoeiro”, completa Elisabete.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: