qui 25/abril/2024 04:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Sine de Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Matheus Ramos

Empresas de Cachoeiro encontram dificuldades para selecionar candidatos a emprego

Matheus Ramos

A falta de qualificação profissional tem impedido muitos trabalhadores de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, de serem admitidos pelas empresas.

Segundo o gestor do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município, Elizeu Rodrigues, essa dificuldade é devido a falta de capacitação, e que muitas vezes os profissionais chegam ao mercado com dificuldades básicas, como fazer contas ou interpretar textos.

Com essa constatação, o encaminhamento ao emprego fica mais difícil, pois as empresas buscam pessoas preparadas para exercerem os cargos que elas oferecem.

“O grande problema não são as vagas, nós sempre temos vagas aqui no Sine. Essa semana mesmo tivemos uma solicitação de 21 vagas por uma empresa. Mas o grande desafio é que as pessoas vêm a nós, pois necessitam de uma vaga, e quando vamos conversar com elas percebemos que elas não têm nenhuma qualificação. Nós precisamos que o governo e as autoridades competentes providenciem e disponibilizem cursos profissionalizantes gratuitos. Para estar atendendo a essas pessoas e as empresas”, ressaltou o gestor do Sine.

Leia mais: Vagas abertas em 30 profissões para trabalhar no Aeroporto de Vitória

Por conta dessa situação e precisando de gente para trabalhar, muitas vezes são as próprias empresas que acabam investindo em treinamento e capacitação.

O comerciante Anílson Coelho Machado, 63 anos, foi um dos que encontrou dificuldade para contratar funcionário.

“Eu não tinha funcionário na minha empresa, mas no início desse ano resolvi contratar uma pessoa para me ajudar. Encontrei dificuldade na hora de realizar a contratação, pois as pessoas que enviaram currículos não se encaixavam no perfil que a minha empresa necessitava”, relatou Anílson.

Para o estudante Joaquim Crisóstomo Oza, 19, o mercado está cada vez mais competitivo, necessitando ter uma formação além do ensino médio.

“É necessário se qualificar cada vez mais, o mercado está cada vez mais exigente. Hoje em dia é necessário ter qualificações que nos destaquem no mercado”, afirmou.

Por conta das necessidades do mercado, há empresas que têm disponibilizado algum tempo do horário do expediente para que os funcionários que elas já possuem possam se aprimorar.

Desemprego

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) mostram que, atualmente, o Espírito Santo possui 230 mil trabalhadores desempregados, o que representa 10% da população.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais