qui 25/abril/2024 02:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Balança da ANTT na BR 101, em Rio Novo do Sul. Foto: Alessandro de Paula

Em audiência, ANTT promete colocar balanças da BR 101 para funcionar em até 120 dias

Erika Santos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se comprometeu em colocar as balanças de pesagem de veículos da BR 101, no Espírito Santo, em funcionamento no prazo de 120 dias, em pelo menos 90% do dia.

O anúncio foi feito durante audiência de conciliação realizada na última terça-feira (18), na 3ª Vara Federal Cível de Vitória, quando a agência também acordou que os horários de não funcionamento das balanças seriam alternados para evitar que motoristas de transporte de carga fujam da pesagem.

As medidas foram divulgadas no encontro por conta de uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) exigindo o funcionamento integral, 24 horas ao dia, das balanças de pesagem na BR 101.

O documento, enviado com pedido de tutela de urgência, pedia que a ANTT adotasse as medidas necessárias “para o funcionamento ininterrupto da fiscalização de excesso de peso nos postos de pesagem, sob pena de aplicação de multa em caso de descumprimento”.

Dos quatro postos de pesagem existentes atualmente na rodovia federal no Espírito Santo, apenas três estariam em funcionamento e nenhum deles por 24 horas, de acordo com documento do MPF.

Em Linhares, ainda segundo o MPF, uma das balanças só fica acionada oito horas por dia e, ocasionalmente, no período noturno. O outro equipamento, em Rio Novo do Sul, só funciona entre 6h e 15h. E na Serra, o posto de pesagem executa tal procedimento entre 7h e 20h.

Os representantes da ANTT informaram na audiência a atual dos postos e destacaram ações de treinamento de servidores, inclusive para operação remota dos postos de pesagem.

Urgência

O procurador da República, André Pimentel Filho, autor da ação e representante do MPF na audiência, destacou a urgência da retomada de funcionamento dos postos de pesagem, sobretudo o de Viana, e pediu aos representantes da agência um cronograma de ações.

A ANTT se comprometeu a apresentar, em 10 dias, relatório contendo a situação atual da fiscalização em três postos de pesagem em funcionamento na rodovia.

Sobre a balança de Viana, a ANTT apresentará, também no prazo de 10 dias, informações sobre o andamento do processo de incorporação da obra no contrato de concessão.
Com o acordo firmado em Vitória, a ação civil pública fica suspensa até o esgotamento do prazo sugerido pela ANTT e corroborado pelo MPF e pela Justiça.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais