qua 24/abril/2024 19:21
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Eleitores de Cachoeiro devem fazer recadastramento biométrico a partir de setembro

Camila Soares

A partir do dia 18 de setembro, os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim devem providenciar o recadastramento biométrico obrigatório. O procedimento é feito na unidade de Justiça Eleitoral do município e as pessoas devem comparecer ao local portando documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente para fazer a biometria.

A cidade de Cachoeiro tem aproximadamente 137 mil votantes e cerca de 33.598 pessoas já realizaram o cadastramento de forma voluntária nos cartórios. Os eleitores que já possuem a expressão “Identificação Biométrica” no canto superior direito do título de eleitor, não precisam comparecer à convocação.

O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode gerar restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto. Quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – mas, ainda assim, quer participar das próximas eleições deve fazer o cadastramento.

Além de Cachoeiro de Itapemirim, a cidade de Colatina, no Noroeste capixaba, também vai iniciar o processo de recadastramento biométrico. No Espírito Santo, 1.332.404 dos eleitores (48,36%) já fizeram o recadastramento biométrico. 38 municípios do Estado foram revisados em sua totalidade.

O que é a biometria?

A biometria é uma tecnologia empregada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto.

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais