DiaaDiaES.com.br

É possível substituir o arroz e manter alimentação saudável? Confira as dicas!

Com a alta no preço dos alimentos, o arroz, tradicional na mesa do brasileiro, está pesando no bolso na hora das compras. Mas, existe uma solução para quem quer evitar o alimento, economizar no bolso e ainda garantir uma refeição saudável.

A nutricionista Renata Araújo de Faria, que atende no ambulatório Santa Casa Especialidades, explica que o arroz, além do preço alto nas prateleiras, possui uma composição rica também em carboidratos.

Mas é importante lembrar que o arroz em si não pode ser considerado o vilão. “Tudo é uma questão de equilíbrio e moderação. Se for consumido junto com uma proteína, por exemplo, já não será tão vilão assim”, aconselha.

Substituir por outros alimentos que cabem no orçamento é possível sem prejudicar sua alimentação. A nutricionista explica que o arroz pode ser substituído pelo macarrão ou angu, que são ricos em carboidratos e pertencem ao mesmo grupo de alimentos. No entanto, tem um custo mais baixo. Outra dica é trocá-lo por batata baroa, batata doce, batata inglesa, inhame ou a mandioca.

“Quando o objetivo da pessoa for também o emagrecimento, a gente pode optar por esses legumes. A batata doce rosa, por exemplo, está dentro da safra e o valor de mercado também é mais em conta”, completa.

Quem optar por reduzir o consumo de arroz, seja ele branco ou integral, pode optar por uma alimentação mais rica em fibras, vitaminas e minerais, pois automaticamente estará ingerindo também os micronutrientes presentes no arroz.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: