DiaaDiaES.com.br
Setembro Verde (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Doadores de órgãos e familiares são homenageados em Cachoeiro

Para despertar a solidariedade da população, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realiza durante todo o mês de setembro, a Campanha Setembro Verde, que tem como objetivo incentivar a doação de órgãos. Ne terça-feira (22), os doadores e os familiares foram homenageados.

A homenagem teve também a participação do coral da Santa Casa e poemas para lembrar das pessoas que não estão mais entre nós fisicamente, mas que permanecem vivas na lembranças de parentes, amigos e de quem recebeu o órgão transplantado.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explica que é muito importante a pessoa manifestar o interesse em ser um doador para a família em vida.

“A partir que se comprova a morte encefálica, inicia uma corrida contra o tempo. É um momento de impacto muito forte, mas acolhemos essa família, explicamos a importância desse gesto e muitas vezes a gente consegue resolver a situação da melhor forma possível”, explica.

Foi o que aconteceu com a família de uma moradora de Vargem Alta. A mãe faleceu e a filha Karolina Oliveira decidiu autorizar a doação.

“Infelizmente tivemos uma perda muito grande, mas saber que ajudamos três pessoas diferentes nos deixa muito feliz. É um gesto importante que ajuda a salvar muitas outras vidas”, completa Karolina.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a setembro deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos, sendo: um coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: