DiaaDiaES.com.br

Dia das Crianças é a oportunidade de ensinar educação financeira

Loja de brinquedos (Foto: Reprodução)

O Dia das Crianças será na próxima segunda-feira (12), e a lista de pedidos de presente dos pequenos para a data pode inquietar alguns pais, já que nem sempre a expectativa deles está dentro do orçamento dos familiares. Por isso, o Procon Cachoeiro orienta os pais e responsáveis a conversar sobre educação financeira, assunto que pode abordado desde cedo, e dá algumas dicas.

Ações simples podem resultar em grandes benefícios a longo prazo. A primeira dica é dar mesada. Deixar os filhos administrarem o próprio dinheiro contribui para que aprendam mais sobre gastos e impulsos e deem mais valor ao que possuem.

Outra dica importante é ajudar as crianças a desenvolver o hábito de registrar seus gastos, para que tenham a dimensão exata do que ganham e do que usam, ajudando-os a estabelecer metas de poupança. Também é importante estimular a criança a poupar para realizar os próprios sonhos, oferecendo objetivos claros e realizáveis para ela.

Por fim, delegue tarefas. Permita que as crianças levem o dinheiro ou o cartão para pagar a compra do presente de Dia das Crianças por você e deixe que recebam o troco do caixa. São ações simples que ajudam os pequenos a se interessarem pelo mundo financeiro e fazem com que eles se sintam importantes.

Os benefícios de ações como essa são muito. Ajudam a reduzir os níveis de estresse ao longo da vida, garantem maior senso de responsabilidade, desenvolvem conhecimentos de lógica e matemática, melhoram a tomada de decisões, dão consciência sobre questões de realidade social e aumentam a visão de mundo, além de desenvolver a autonomia.

Saúde financeira

A falta de educação financeira é um problema no Brasil. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o percentual de famílias brasileiras inadimplentes ficou em 26,7% em agosto deste ano.

A situação compromete a qualidade de vida de quem deve, pois, além das dívidas, as pessoas que estão nessa situação estão sujeitas a cobranças, juros e multas que podem complicar até o pagamento de contas básicas, como alimentação e saúde. Para o Procon Cachoeiro, esse dado justifica a necessidade de estimular a educação financeira das crianças.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: