fbpx
26.6 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br
Atividades lúdicas do Detranzinho acontecem em Iconha. Foto: Detran

Detranzinho leva ações educativas para alunos de escolas de Iconha

Atividades educativas sobre trânsito seguro estão acontecendo até a próxima quinta-feira (10) em seis escolas localizadas em Iconha, no Sul do Estado.

Ao todo, o projeto Detranzinho Itinerante vai atender na cidade 1.400 estudantes de 4 a 15 anos. O programa é promovido pela equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

Teatro de fantoches

As atividades lúdicas são desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos alunos, que acompanham teatro de fantoche, Transitolândia e roda de conversa, todas com a temática do trânsito.

Na programação são contemplados os alunos dos períodos matutino e vespertino nas seguintes escolas: EMPEF Marcelino Biancardi, EMEF Padre Assis, EMEF Rosita Salvador Cardoso, EMPEF Isabelo Fontana, Pré-Escola Municipal Astéria Siqueira Miranda e Pré-Escola Municipal Frans Gaismayer.

As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e têm o objetivo de conscientizar os estudantes e incentivá-los a adotar comportamentos seguros no trânsito, assim como transmitirem esse conhecimento para seus familiares.

Trânsito seguro

A diretora da EMPEF Marcelino Biancardi, Rosangela Longue, espera que a dinâmica desenvolvida na escola gere um trânsito seguro, com condutores cada vez mais conscientes. 

“As atividades proporcionam um aprendizado importante sobre a conduta que deve ser adotada no trânsito que as crianças podem levar para os seus pais, além de garantir a vivência das crianças com o trânsito ao longo do seu desenvolvimento com atividades lúdicas e dinâmicas. Agradecemos e parabenizamos a equipe do Detran pelo maravilhoso trabalho desenvolvido em nossa escola”, disse.

Para a professora Verônica Moreira Armani, o trabalho já desenvolvido na escola na última segunda-feira (7) foi de grande importância para a educação dos alunos no trânsito. 

“Nós moramos numa cidade cortada por uma BR e próximo à nossa escola tem um grande fluxo de veículos. Então, o trabalho que foi feito aqui com os estudantes hoje vai contribuir muito para a preservação das vidas na nossa comunidade”, acredita.

Iniciativa

Depois de participar das atividades, a estudante Ester Silva Lovati, de 8 anos, também aprovou a iniciativa. 

“Eu acho que a educação no trânsito é muito importante porque ajuda a gente a se movimentar nas ruas. Eu gostei porque eu aprendi muitas coisas sobre o trânsito e aprendi a preservar vidas”, contou.

A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran-ES, Sheila Silverol, ressalta que a equipe realiza constantemente ações educativas em escolas de todo o Estado para alertar os estudantes para a necessidade de sempre adotar comportamentos seguros no trânsito e, assim, contribuir para a redução do número de acidentes. 

“É importante que as crianças e os jovens tenham conhecimento de como se comportar porque estão no trânsito todos os dias, seja como pedestres, ciclistas ou passageiros. Mesmo ainda não sendo motoristas, eles também têm um papel importante de levar essa mensagem para casa, incentivando os seus familiares a respeitarem as leis de trânsito”, disse.

Detranzinho nas cidades

Os municípios que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para as escolas devem fazer a solicitação por meio de ofício endereçado à Diretoria Técnica.

O documento pode ser protocolado na sede do Departamento, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado, ou enviado para o e-mail da Coordenação de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran-ES: [email protected]

Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

Palestra

Na tarde desta quarta-feira (9), a equipe do Detran-ES realiza palestra educativa com o tema Trânsito Seguro para 60 colaboradores da empresa Jamef Transportes, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat).

Carregando....