DiaaDiaES.com.br
Foto: Tânia Rego/ABR

Confira onde haverá vacinação neste sábado de Dia D em Cachoeiro

O dia “D” das campanhas nacionais de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite é neste sábado (17). Em Cachoeiro de Itapemirim, 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Policlínica Municipal de Saúde Bolívar disponibilizarão a vacina.

O atendimento será feito das 8h às 17h nos postos de vacinação da cidade e das 9h às 16h no interior.
Devem ser vacinadas contra a poliomielite as crianças de até 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação são as crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, para atualização do cartão de vacinação.

No município, já foram vacinadas 700 crianças contra a poliomielite e a meta é atingir 95% desse grupo até o final da campanha, totalizando 10 mil crianças.

Para receber a imunização, os públicos-alvo das campanhas devem procurar as UBS do município que contam com salas de vacina e levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.

Na campanha contra poliomielite, dependendo do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose ou reforço extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

As ações têm como objetivo a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressalta, ainda, que as campanhas nacionais seguirão até o dia 30 de outubro. Além disso, continua disponível a vacina contra sarampo para adultos de 20 a 49 anos.

Vacinação durante a semana

De segunda a sexta-feira, as UBS oferecem vacinação no período das 8h às 16h. Já as UBS que não possuem sala de vacinas ofertam o serviço de imunização uma vez por semana, das 9h às 15h. São elas: Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras; Nossa Senhora da Penha, às quartas; e Vila Rica e Recanto, às sextas-feiras.

Outra oportunidade para atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes é ir até uma das quatro Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde na Hora, que tem funcionamento estendido até às 19h: IBC, Aeroporto, Amaral e Paraíso.

Locais de vacinação no Dia D

Bairros – 8h às 17h

Policlínica “Bolívar de Abreu” – Santo Antônio
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Otton Marins
UBS Elpídio Volpini (Valão)

Interior – 9h às 16h

UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru
UBS Gironda
UBS São Vicente
UBS Coutinho
UBS Gruta

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: