fbpx
DiaaDiaES.com.br
Casagrande durante solenidade no Palácio Anchieta. Foto: Hélio Filho/Secom
Cursos Geral Oportunidade

CNH Social: abertos cursos para virar motorista profissional

Os beneficiários do CNH Social que buscam qualificação profissional já podem se inscrever gratuitamente em Cursos Especializados de Condutores Profissionais em empresas localizadas na Grande Vitória e no interior. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) lançou na quarta-feira (19) a Etapa de Capacitação do programa, com 2 mil vagas para as especialidades: transporte de produtos perigosos; escolar; coletivo de passageiros; carga indivisível e de veículos de emergência.

Na solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande e o diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, apresentaram os critérios de acesso aos cursos profissionalizantes.

Os interessados devem ter tido sua última Carteira Nacional de Habilitação emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, também, os seguintes requisitos para a realização dos cursos: Habilitação, no mínimo, na categoria D para Transporte Escolar e Coletivo de Passageiros; Habilitação nas categorias A, B, C, D ou E para Transporte de Produtos Perigosos ou de Emergência e Habilitação, no mínimo, na categoria D para Transporte de Carga Indivisível.

Oportunidade

Casagrande destacou a importância do programa na vida daqueles que mais precisam.

“Criamos o CNH Social ainda em nosso primeiro governo e já deu muitas oportunidades aos capixabas. É um programa de caráter social muito grande, atendendo quem realmente necessita da ajuda do Estado, pois são para pessoas que não têm condições de pagar o curso e as taxas. Sempre encontro com alguém que agradece pela carteira, dizendo que mudou sua vida ou ajudou a conquistar um emprego. Tudo isso nos motiva! A CNH é um documento importante e de muita responsabilidade. Em janeiro tivemos um número menor de mortos no trânsito, mas o ano passado ainda foi muito violento para o trânsito capixaba”, afirmou.

E prosseguiu: “Além disso, a conquista da carteira de habilitação aumenta a chance de conquistar um emprego. O programa inclui cursos e também esse momento de sensibilização para que possamos ter consciência no trânsito e possamos reduzir ainda mais o número de acidentes”, enfatizou o governador, durante a solenidade que teve uma Etapa de Sensibilização antes da entrega das CNHs aos beneficiários do programa.

Para Givaldo Vieira, os cursos potencializarão o caráter de empregabilidade do programa CNH Social.

“Vamos ofertar, além do curso primário, a atualização para os beneficiários que já os têm e estão com a validade vencida. Consolidamos, portanto, com as etapas de Sensibilização e Capacitação, o CNH Social como formador de novos condutores, impactando os beneficiados para que tenham mais atenção aos riscos de comportamentos indevido no trânsito e oferecendo a possibilidade de qualificação para acesso ao emprego e à geração de renda”, pontuou.

Matrículas nos cursos

Os beneficiários do CNH Social que tiverem interesse em fazer os cursos devem buscar no site do Detran o endereço da empresa credenciada mais próxima de seu domicílio para realizar a matrícula.

As aulas serão presenciais e terão as seguintes cargas horárias: 50 horas/aula para curso especializado primário e 16 horas/aula para curso especializado atualização. Os Cursos Especializados estão previstos no CTB por meio de Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Carregando....