sex 29/março/2024 06:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Artesanato apresentado durante o evento. Foto: Café com Arte

Cláudia Sabadini lança livro de crônicas em nova edição do Café com Arte em Cachoeiro

Erika Santos

O segundo encontro de 2019 do Café com Arte foi um sucesso. Além de reunir 10 artesãs, que puderam expor e vender seus trabalhos, a edição teve como ponto alto o lançamento do livro de crônicas “Invernos”, da escritora Cláudia Sabadini. 

O Café com Arte aconteceu no sábado (14), no Café Mourad’s. “Café com Arte tem tudo a ver com o Mourad’s, que é um espaço que tem muito tempo, cultural, que acolhe várias tribos, jornalistas, artistas, escritores. É um espaço que está há muito tempo no mercado. Agora a gente resolveu se reunir aqui, misturando café, prosa e artesanato”, disse Ana Paula Sabadini, organizadora do encontro.

Foi a primeira vez que o evento misturou artesanato com literatura e a escritora Cláudia Sabadini falou de sua paixão pela crônica. 

“‘Invernos’ é uma coletânea de 40 crônicas selecionadas ao longo de 30 anos. Reuni num livro para celebrar esse gênero literário na minha vida. Gosto demais, desde a adolescência que eu escrevo. ‘Invernos’ é isso, é proporcionar ao leitor um momento intimista. Trato de coisas cotidianas: amor, amizade, saudade, lembranças, rompimentos, fechamento de ciclos. E é inerente a todo ser humano. Todo ser humano passa por isso. Então eu trago essa reflexão para o leitor de como a gente pode ver todas as fases da nossa vida e as estações que a gente passa”, explicou.

Cláudia Sabadini e o livro de crônicas “Invernos”. Foto: Café com Arte

Cláudia Sabadini ainda destacou a importância de unir artes que são produzidas com as mãos. 

“Esse convite aqui com as meninas do artesanato, o Café com Arte, é maravilhoso porque o artista vê a arte como um todo. Eu escrevo e elas fazem arte com as mãos também, como eu, porque eu escrevo. Só que a gente faz de forma diferente. E o que precisamos refletir: que a gente precisa estar mais junto de quem compõe, canta, faz artesanato, escreve. Enfim, tentar unir ao máximo esta arte toda numa coisa só. Na verdade, tudo é uma coisa só. É bacana por isso esse momento aqui com elas”, afirmou.

Reciclagem

Um dos destaques do Café com Arte foi o trabalho em eco décor da artesã Gerusa Ferreira, do ateliê e loja Artes no Sobrado, que expôs peças fabricadas com materiais recicláveis.

“Como eu trabalho com eco décor, que tem a pegada da sustentabilidade, priorizo esse trabalho no meu ateliê com reaproveitamento de madeiras de demolição, com vidros, com garrafas, porque o que eu gosto de fazer é reciclar. A reciclagem hoje está tendo um valor maior, está se transformando em luxo com esse trabalho de eco décor”, disse a artesã. 

Participantes do Café com Arte no Mourad’s. Foto: Café com Arte

O artesanato é uma das paixões do advogado, cronista e vereador Higner Mansur.

“Sou um apaixonado pelo artesanato. Aqui não tem ninguém rico, mas são todos felizes. Essa é pra mim, além da beleza natural de cada peça, a parte mais importante. A de que o artesanato traz felicidade”, afirmou.

Café com Arte

Criado em 2017, o projeto Café com Arte é uma iniciativa da também artesã Ana Paula Sabadini. Surge da necessidade das amigas – todas artesãs independentes, com outras atividades – de um espaço privado para exposição da sua arte, desde roupas, bijuterias, bolsas, essências a artigos de decoração.

Tem espaço ainda para a economia solidária, com a venda de comidas, doces gourmetizados, entre outros. A escolha dos expositores é criteriosa, “a participação de artesão no evento é por meio do meu convite. O artesão não precisa ter a carteirinha mas precisa ter um produto bom, com etiqueta, acabamento perfeito e apresentação bacana”, ressalta Ana Paula.

Alguns trabalhos apresentados

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais