fbpx
DiaaDiaES.com.br
Cupim tem hábito de fazer revoada. Foto: Incaper
Geral

Chuva e luz acesa atraem insetos para dentro de casa

Já reparou que o calor e a umidade atraem vários insetos para dentro de casa? O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ajuda a esclarecer por que isso acontece.

Há algum tempo, a extensionista do Incaper Márcia Varela, de Guaçuí, observou que esta situação voltou a acontecer. “Aqui no Caparaó tivemos um grande número de cupins, besouros, formigas aladas e tanajuras”, registrou.

Mas que tipo de inseto costuma aparecer? “As tanajuras, que são os alados das formigas, e as aleluias, que são os alados dos cupins”, explicou José Salazar Zanúncio Júnior, entomologista do Incaper.

“As tanajuras e os cupins são insetos sociais que têm o hábito de fazer revoada. Normalmente isso acontece quando chove e depois dá uma estiada. Isso estimula a revoada dos insetos para reprodução e multiplicação de novos ninhos”, esclareceu Salazar.

Segundo o entomologista, os insetos também são atraídos pela luz. Nas revoadas, muitos insetos perdem as asas e morrem. A asinhas que ficam soltas pelo chão costumam incomodar. Leves, são até difíceis de remover com a vassoura. O entomologista do Incaper sugere alternativas para evitar o incômodo de tê-los em casa.

“Os insetos entrarão nas casas que estiverem com a luz acesa. Para evitar isso, vale deixar uma luz acesa do lado de fora. Nas propriedades rurais, os agricultores colocam uma lâmpada nos tanques de peixe. Os insetos são atraídos, caem na água e servem de alimento para os peixes”, disse.

Será que vai chover?

Já que a combinação “luz acesa + chuva + calor” atrai os insetos, vale acompanhar as atualizações da previsão do tempo. Para o Espírito Santo, a Coordenação de Meteorologia do Incaper prevê que o tempo continue instável em todas as regiões capixabas.

Carregando....