DiaaDiaES.com.br
Halo solar registrado em Conceição da Barra. Foto: Internauta

Chegada de frente fria causa fenômeno no céu do Espírito Santo

Um fenômeno registrado por volta do meio-dia desta terça-feira (22) chamou a atenção de moradores de diversas cidades do Espírito Santo. Em Conceição da Barra, no Norte do Estado, uma moradora filmou um halo solar e as imagens foram enviadas para o portal Dia a Dia ES.

A Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explicou que o halo solar é um fenômeno óptico causado pela interação da luz solar com os cristais de gelo suspensos na atmosfera, em nuvens cirrostratus e, menos comum, em algumas nuvens cirrus.

“O halo solar registrado nas imagens ocorreu em virtude da aproximação da frente fria, que favoreceu o aumento das nuvens. As nuvens mais altas, acima de 10 km de altitude, que, normalmente são compostas por cristais de gelo, ao serem incididas pelos raios solares, provocam esse tipo de efeito”, informa o Incaper.

De acordo com o instituto, o tipo de halo depende da disposição e formato dos cristais de gelo.

“A luz do sol é refletida e refratada pelos cristais, fazendo com que observemos um efeito tipo prisma, ou seja, é possível observar diversas cores por causa da dispersão da luz solar branca”, explica o instituto.

Moradora de Conceição da Barra, que prefere o anonimato, ficou intrigada com a imagem e chegou a achar que fosse um eclipse. “Prejudica um pouco as plantações, estranho acontecer na primavera! Deus no controle!”, disse.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: