ter 23/abril/2024 15:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Centro Pop (Foto: PMCI)

Centro de referência para pessoas em situação de rua completa um ano

redacao
Redação Dia a Dia
Centro Pop (Foto: PMCI)

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro Pop, de Cachoeiro de Itapemirim completa um ano nesta quarta-feira (14).

Localizada na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência, a unidade batizada de “Espaço Vida” é um ponto de apoio para pessoas que, conforme a Política Nacional para a População em Situação de Rua, vivam em espaços públicos por pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e não tenham moradia convencional regular.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o Centro Pop, a pessoa em situação de rua em Cachoeiro passou a ter acesso a um espaço adequado para higienização, lavagem e secagem de roupas, alimentação e banho, além de atendimento por equipe técnica especializada.

No seu primeiro ano de atividade, o Espaço Vida assistiu, em média, 60 pessoas por mês, com cerca de 30 atendimentos por dia. Com o apoio do serviço, 90 pessoas deixaram as ruas (foram 64 reinserções familiares a partir de concessão de passagens para retorno aos municípios de origem e 26 conseguiram moradia, por meio de aluguel). Sempre que necessário, os usuários são encaminhados para serviços de saúde.

Funcionamento

No Espaço Vida, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, os assistidos têm acesso a atendimentos individuais e coletivos com assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e pedagogo, além de espaços para alimentação, higiene pessoal, limpeza de roupas e guarda de pertences. Oficinas e atividades de convívio e socialização foram interrompidas durante a pandemia, mas voltarão a ser realizadas assim que possível.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea, por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da assistência social ou política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

Para acolhimento provisório, os usuários do serviço são encaminhados para a Casa de Passagem “Santa Tereza de Calcutá”, que funciona no bairro BNH, mantida pela Cáritas Diocesana, e que recebe repasse financeiro da Semdes para fins de execução do serviço.

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

medico-frente-santa-casa-22-04-2024

Santa Casa de Cachoeiro: troca de equipe de ortopedistas gera polêmica

Cartão_Reconstrução_22_04

Cartão Reconstrução de R$ 3,5 mil começa a ser entregue nos municípios do Sul do Estado

Leia mais