sex 26/abril/2024 23:49
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Samarco

Casagrande afirma que Samarco deve retomar atividades no segundo semestre de 2020

Erika Santos

O governador Renato Casagrande afirmou nesta segunda-feira (7), pelo Twitter, que recebeu do presidente da Samarco, Rodrigo Alvarenga Vilela, a informação de que a empresa receberá ainda este mês o aval para a retomada das operações.

“Em reunião com o presidente da Samarco, em BH, fui informado que até o dia 25 deste mês a empresa receberá a licença definitiva para retomada das operações em Anchieta e, durante o segundo semestre de 2020, reiniciará as atividades com 26% da capacidade”, anunciou o governador, que participou de uma reunião com a direção da empresa, em Belo Horizonte.

Casagrande em reunião com a diretoria da Samarco. Foto: Governo do Estado

Casagrande destacou a importância da retomada da empresa para o desenvolvimento do Estado e de toda região Sul.

“A possibilidade de retomada mesmo que parcial é importante para o Estado, principalmente para o Litoral Sul capixaba. Gera expectativa de mais emprego e atividade econômica. Atendidas às exigências ambientais é importante que se retome”, afirmou o governador.

Participaram da reunião: o secretário de Estado de Governo, Tyago Hoffman; o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Duque; e o gerente de Meio Ambiente da Samarco, Márcio Perdigão.

As licenças ambientais definitivas deverão ser emitidas até o dia 25 deste mês, de acordo com o presidente da mineradora. As operações em Mariana (MG) começam imediatamente após a emissão das permissões.

Paralisação

As atividades da mineradora foram interrompidas em 2015, quando a barragem de Fundão, em Mariana, se rompeu com milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, deixando 19 mortos e um rastro de destruição.

O acidente teve reflexos no meio ambiente do Espírito Santo. A lama de rejeitos que atingiu o Rio Doce provocou prejuízo em Baixo Guandu, Colatina, Linhares e São Mateus.
A mineradora operava em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e a paralisação de suas atividades afetou negativamente a economia da cidade.

Termo de compromisso

Em 9 de setembro, a Samarco, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Aecom do Brasil firmaram um termo de compromisso com objetivo de acompanhar, por meio de auditoria técnica independente a ser contratada pela mineradora, a eventual retomada das operações da empresa em Mariana (MG). A assinatura do documento aconteceu em Belo Horizonte.

O acordo, segundo o Ministério Público, prevê a auditoria dos projetos e planos de mitigação de riscos para a execução das atividades de fechamento da barragem de Germano, cava de Germano e diques de Sela, Selinha e Tulipa.

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais