DiaaDiaES.com.br
Foto: Alessandro de Paula

Calor do deserto: sensação térmica em Cachoeiro chega a 48ºC

Mesmo para quem já vive em Cachoeiro de Itapemirim há muito tempo a impressão é de que a cidade nunca esteve tão quente.

E não é para menos. A estação meteorológica do Instituto Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Incaper), em Pacotuba, marcou 39,3 graus na quarta-feira (16).

No entanto, na avaliação do meteorologista do Incaper, Ivaniel Foro Maia, o índice de calor (nome técnico), que é a sensação térmica do indivíduo, alcançou os 48ºC.

Mas isso, ressaltou o especialista, foi em Pacotuba, o que indica que na área central da cidade a sensação térmica foi ainda mais elevada. “A estação fica situada na zona rural, em área gramada. Se lá alcançou isso, na cidade passou dos 40º, mesmo na sombra, com índice de calor superior aos 45 graus”, avaliou.

Em função da onda de calor, a prefeitura decidiu alterar o horário de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias, que passam a trabalhar de 7 às 13 horas.

Segundo a secretária de Saúde, Luciara Botelho, a sensação térmica na parte da tarde é muito alta, o que levou a prefeitura a publicar o decreto que começou a valer ontem e segue até o dia 28 de fevereiro.

O decreto considera que as atividades laborais desses profissionais são realizadas no âmbito comunitário em ruas, becos, vielas, escadarias, morros, distritos distantes da sede do município, expondo-os às variações e fatores ambientais ou climáticos como intensa radiação solar que se exacerba no período de verão, podendo alcançar cerca de 45º.

Carregando....