fbpx
26.6 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br
Eleitora tem a digital conferida em dia de eleição. Foto: Roberto Jayme/TSE

Cadastramento biométrico para eleitores de Piúma começa nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (9), eleitores de Piúma podem se dirigir à 17ª Zona Eleitoral, que vai funcionar no Salão Paroquial, para realização do recadastramento biométrico obrigatório.

O atendimento está sendo ampliado de segunda a sábado, de 9h às 18h, para melhor atender o cidadão, assim como o número de funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) atuando na atualização biométrica.

O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto e evitar possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.

O último dia para a realização do procedimento na cidade de Piúma ainda não foi divulgado pelo TRE -ES. O não comparecimento do eleitor, gera o cancelamento do título de eleitor e, consequentemente, de alguns direitos, uma vez que não votar nem justificar a ausência gera restrições, como a possibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

Documentos

Para realizar a atualização dos dados, é preciso ter em mãos o documento de identidade ou outro, válido e com foto, além do comprovante de residência, que pode ser uma conta de energia, água ou telefone, envelopes de correspondência, cartão do SUS, entre outros documentos autorizados pelo juiz eleitoral.

Biometria

No Espírito Santo, 1.358.693 dos eleitores (49,22%) já fizeram o cadastramento biométrico. Ao todo, 38 municípios capixabas já foram revisados em sua totalidade.

No Sul do Estado, o município de Cachoeiro de Itapemirim iniciou o cadastramento biométrico dia 18 de setembro. Dos 137.021 eleitores da cidade, 38.520 procuraram voluntariamente os cartórios.

No município de Piúma, 489 pessoas já procuraram os cartórios de forma voluntária para a realização do cadastramento, segundo o TRE-ES. Ao todo, 16.167 eleitores de Piúma vão passar pelo procedimento.

O cadastramento biométrico também chega ao município de Marataízes no dia 16 de outubro para atender 28.284 eleitores. Desse total, 11,59% já realizaram a biometria voluntariamente.

Carregando....