qui 28/março/2024 22:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Rodoviária de Cachoeiro é um dos pontos onde barreiras sanitárias devem ser instaladas. Foto: Alessandro de Paula

Cachoeiro tem prazo de 48h para implantar barreiras sanitárias

redacao
Redação Dia a Dia

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), através da Promotoria de Justiça Cível de Cachoeiro de Itapemirim, notificou a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e a Secretaria Municipal de Saúde dando prazo de 48 horas para que sejam implementadas barreiras sanitárias na rodoviária e nos acessos das estradas que fazem divisa com outros municípios.

A notificação visa garantir o cumprimento de medidas previstas em decretos e portarias editadas pelo governo do Estado para a prevenção, redução da circulação do vírus e controle da Covid-19.

O MPES requer que sejam implementados, no prazo de 48 horas, o Sistema de Comando de Operações e o Centro de Operações Especiais em Saúde (Coes-Covid-19), nos âmbitos da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, para a organização e execução das ações locais a serem desenvolvidas.

Além disso, requer a implantação do Centro de Comando Geral para organizar e centralizar as informações dessas ações. O município deverá, ainda, encaminhar ao Ministério Público cópias das atas de reuniões futuras, bem como de reuniões já realizadas pelos centros e comitês de operações.

Deveres e responsabilidades

A prefeitura terá que adotar imediatamente e, independentemente da classificação de risco do município, todas as providências administrativas necessárias para que a população seja devidamente informada dos deveres e responsabilidades de cada um no controle da pandemia do coronavírus.

Os decretos e portarias estaduais, contidos na notificação recomendatória do MPES, englobam providências voltadas para a população em geral, principalmente as integrantes do grupo de risco; para todos os proprietários de estabelecimentos comerciais, incluídos os hipermercados, supermercados, minimercados, hortifruti, padarias e lojas de conveniência; para os prestadores de serviços; para os proprietários de estabelecimentos industriais; e para os proprietários de casas lotéricas.

A notificação recomendatória, expedida no dia 28 de abril, segue orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES.

O que diz a prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro informou que passou a contar esta semana com o Sistema de Comando de Operações (SCO) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), para coordenar as ações de combate ao novo coronavírus no município. A portaria que regulamenta o Coes foi publicada na última segunda-feira (27), no Diário Oficial do município.

De acordo com a Semus, o SCO abrange toda a articulação de medidas do Plano de Resposta às Emergências de Saúde Pública, elaborado pela secretaria. Ele é coordenado pela Defesa Civil.

A Semus informou que já está prevista para a próxima semana a realização de barreira educativa, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 101 Sul.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais