sáb 27/abril/2024 00:50
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Caramujo africano costuma se desenvolver em terrenos baldios, hortas, plantações e áreas em que existam entulho. Foto: PMCI

Cachoeiro orienta combate aos caramujos africanos

redacao
Redação Dia a Dia

As condições climáticas desta época do ano favorecem o surgimento do caramujo africano ou gigante (Achatina fulica). Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim recomenda à população uma série de cuidados em relação a esses moluscos.

Essa espécie não tem predadores naturais e é hospedeira de duas espécies de vermes capazes de causar infecção intestinal, inflamação das meninges e outras doenças.

Como costuma se desenvolver em terrenos baldios, hortas, plantações e áreas em que existam entulho, a melhor arma para evitar o aparecimento do caramujo é a limpeza constante desses locais.

Eliminação

Além disso, para eliminação dos moluscos já existentes, o setor de Vigilância Ambiental da Semus orienta a coleta manual, com a utilização de luvas ou sacolas plásticas, para evitar o contato da pele com o muco desses animais.

Depois do recolhimento, é necessário quebrar as conchas dos caramujos, antes de eliminá-los. Isso porque essas estruturas podem acumular água, sendo um criadouro em potencial para os ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika.

Após quebrar as conchas, é preciso cavar um buraco de, aproximadamente, 50 cm de profundidade, jogar cal virgem no fundo, depositar os moluscos, aplicar mais cal por cima e terminar de enterrar. Cal elimina tanto os moluscos adultos quanto os ovos.

Orientações

A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, ressalta a importância de seguir as orientações para evitar a proliferação do animal e o surgimento de patologias transmitidas por ele.

“São recomendações simples, mas muito relevantes no combate ao caramujo africano e, logo, para a prevenção de doenças perigosas”, salienta.

Para apoio no controle desses animais, os moradores de Cachoeiro podem ligar para o telefone 156, da Ouvidoria Geral do município, que encaminhará as demandas à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais