24 C
Vitória
sexta-feira - 20 de setembro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Cachoeiro investe em tecnologia e inovação para projetos arquitetônicos e edificações

Uma base de dados completa, com informações de geometria, do material utilizado para a construção de uma praça ou escola e até do custo. Esta metodologia inovadora de trabalho passa a ser adotada pelo município de Cachoeiro de Itapemirim.

A prefeitura instituiu, por meio de decreto, a Estratégia Municipal de Disseminação do Building Information Modelling – BIM. A tecnologia envolve todos os projetos de construção de edificações com softwares que armazenam informações dentro de um modelo virtual, e que impacta em toda a gestão municipal.

Com o BIM (ou Modelagem da Informação da Construção), além do armazenamento de dados importantes para execução dos projetos e a criação do modelo arquitetônico, vai ser possível realizar testes para verificação da confiabilidade e resolução de conflitos entre as áreas envolvidas (estrutura, rede elétrica, hidráulica, entre outros).

“Cachoeiro é o primeiro município do Brasil a fazer um decreto para implementação do BIM a nível local. É uma metodologia de trabalho muito inovadora. O tempo de elaboração de um projeto arquitetônico poderá ser diminuído drasticamente, e as informações armazenadas terão absoluta precisão, evitando gastos desnecessários de tempo e recursos com situações imprevistas”, explica o secretário municipal de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

A nova metodologia permitirá a informatização dos dados da administração municipal como um todo, e poderá ser utilizada mesmo depois da conclusão do projeto das edificações.

O decreto que institui a BIM foi publicado na última quarta-feira (4), no Diário Oficial do Município. Os novos softwares serão adquiridos via licitação em aproximadamente 90 dias.

Os servidores serão capacitados para utilização da metodologia de trabalho. A expectativa é de que a implementação do BIM em Cachoeiro seja concluída em 1 ano e meio.

“Este é um primeiro e grande passo que nós damos rumo a uma administração municipal ainda mais inovadora, eficiente e transparente. O trabalho de implementação deve ser cuidadoso, porque envolve não apenas tecnologia, mas também qualificação dos profissionais e normatização de procedimentos.”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Leia Também...

Usina da BRK Ambiental em Cachoeiro é pioneira em geração de energia solar

Andréia Pegoretti

Produtores rurais de Cachoeiro visitam circuito turístico em Anchieta e já planejam projeto em São Vicente

Camila Soares

Projeto vai implantar hortas em escolas municipais de Cachoeiro

DiaaDiaES.com.br
Carregando....