28.4 C
Vitória
terça-feira - 19 de março de 2019
DiaaDiaES.com.br
Cultura Novidades

Cachoeiro com programação especial para celebrar a musa do nudismo Luz del Fuego

Começa nesta terça-feira (12) e segue até quinta (14) uma programação especial alusiva à dançarina Luz del Fuego (1917-1967), uma das filhas mais ilustres de Cachoeiro de Itapemirim.

Dora Vivacqua, nome de batismo de Luz del Fuego, é considerada nacionalmente como a musa do nudismo. Dedicou sua vida ao empoderamento da figura feminina e também defendeu o respeito à natureza.

A programação é promovida pela prefeitura e conta com o apoio do colégio Ciac Raymundo Andrade, Centro Universitário São Camilo e das comissões de Direitos Humanos e da Mulher Advogada da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) no município.

A agenda terá início, no Ciac. Alunos dessa instituição de ensino privado e da escola Lions vão participar, às 9h, de bate-papo com a Polícia Ambiental sobre o tema “Fauna silvestre no meio urbano”.

No mesmo horário, o Grupo de Resgate Animal Patinhas estará com estande na área externa do Ciac, onde ficará até as 20h, para atividades de conscientização, panfletagem e, ainda, exposição de animais domésticos em recuperação pós-resgate.

Às 18h30, haverá plantio de mudas de Ipês amarelos na calçada da rua Rui Barbosa, no trecho entre o colégio e o Banco do Brasil.

Mural artístico

O primeiro dia da agenda chega a seu ponto alto com a inauguração do painel artístico “Luz del Fuego”, no muro em frente ao Ciac, marcada para as 19h.

Fruto de projeto contemplado pela Lei Rubem Braga (de incentivo à cultura no município), o mural em homenagem à Dora é de autoria do artista visual Rudson Costa.

A pintura trará à tona elementos naturais de Cachoeiro, com destaque para a personalidade de Luz del Fuego, que será retratada como uma espécie de Mãe Natureza.

O muro, que tem cerca de 210 metros quadrados, também recebeu melhorias feitas pela prefeitura, que reformou ainda a escada e a calçada adjacentes à estrutura.

PROGRAMAÇÃO

TERÇA (12)
9h – Ciac – bate-papo com a Polícia Ambiental sobre o tema “Fauna silvestre no meio urbano” (participação escolas Ciac e Lions)
9h às 20h – estande do Grupo de Resgate Animal Patinhas com atividades de conscientização, panfletagem e, ainda, exposição de animais domésticos em recuperação pós-resgate.
18h30 – plantio de mudas de Ipês amarelos na calçada da rua Rui Barbosa, no trecho entre o colégio e o Banco do Brasil
19h – inauguração do painel artístico “Luz del Fuego”, no muro em frente ao Ciac

QUARTA (13)
18h30 – campus I do Centro Universitário São Camilo – fórum de debates acerca da biografia de Dora Vivacqua, direitos da mulher e assuntos afins
Exibição de documentário sobre Luz del Fuego

QUINTA (14)

18h – praça Jerônimo Monteiro, Centro – sarau “Que Haja Luz!”, com a participação das comissões de Direitos Humanos e da Mulher Advogada da OAB/ES

Leia Também...

Prefeitura de Kennedy implanta sistema de ponto eletrônico para servidores

Helena Valadão

Festival reúne cervejas artesanais e boa música em Cachoeiro neste sábado

DiaaDiaES.com.br

Mudanças a partir de segunda nos horários de ônibus da linha de Cobiça, em Cachoeiro

DiaaDiaES.com.br
Carregando....