DiaaDiaES.com.br
Turismo rural. Foto: Reprodução

Busca por experiências seguras e ao ar livre impulsionam turismo rural

Neste domingo (27) é celebrado, desde 1980, o Dia Mundial do Turismo, estabelecido oficialmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT), e tem o intuito de promover a importância do turismo, bem como seus valores sociais, culturais, políticos, econômicos e ambientais.

A edição de 2020 tem como foco fortalecer e valorizar o desenvolvimento do Turismo Rural, de forma a observar o impacto da Covid-19 no setor.

Por conta dos sérios efeitos da pandemia do coronavírus, países ao redor do mundo trabalham para a recuperação do segmento de Turismo, que, em muitos lugares, tem se adaptado às novas demandas por meio de protocolos sanitários e medidas de segurança. Para inúmeras comunidades rurais, o Turismo atua como veículo de integração, empoderamento, e de geração de emprego e renda, constituindo-se, assim, como um valioso pilar econômico.

No Espírito Santo, empreendimentos que sofreram os impactos da pandemia e que atuam no segmento do Agroturismo têm encontrado soluções para manterem as atividades. O Sítio Recanto Suave, localizado em Domingos Martins, já recebe visitantes.

“Agora, que as operações estão voltando aos poucos, as pessoas estão muito cansadas de estarem presas em casa. Por aqui ser um espaço amplo e rodeado de verde, os clientes têm dado preferência a lugares assim, que é possível realizar o distanciamento social e manter os protocolos de segurança. Sempre realizamos a higienização do ambiente e recomendamos o uso de máscara. Estamos com uma boa expectativa para a recuperação do setor”, explica Thiago Suave, proprietário do Sítio.

O novo turista

Com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, também muda o perfil do turista.

“O comportamento das pessoas foi fortemente impactado e, consequentemente, os hábitos de consumo. Percebemos que os empresários estão atentos a esse movimento e estão buscando se adaptar. Ar livre, conforto, segurança e exclusividade são alguns dos elementos que devem atrair os turistas nesse período pós-pandemia. Além disso, o turismo de experiência tem sido considerado uma grande oportunidade para que os negócios do Setor consigam se conectar ao novo perfil do turista”, explica o gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae/ES, Luiz Felipe Sardinha.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: