ter 23/abril/2024 22:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Kits do Programa Cuidar Mais. Foto: BRK Ambiental

BRK Ambiental leva programa de atividades para crianças durante a quarentena

redacao
Redação Dia a Dia

Alunos da educação infantil de escolas municipais e particulares de Cachoeiro de Itapemirim estão aproveitando o momento de quarentena para participar de uma série de atividades desenvolvidas pelo programa Cuidar Mais, da BRK Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) e instituições de ensino.

Devido ao isolamento social, que provocou a suspensão das atividades escolares presenciais, o programa foi reformulado para atender os alunos em suas próprias casas, envolvendo ainda mais as famílias.

Realizado com o objetivo de disseminar a importância da preservação dos recursos naturais e melhorar o entendimento sobre saneamento básico, destacando o seu valor para a saúde e a qualidade de vida da população, nesta edição o programa Cuidar Mais envolverá alunos da educação infantil de 10 escolas da cidade.

Material lúdico

Cerca de 600 kits contendo DVDs com vídeos animados, blocos com atividades e jogos educativos, foram produzidos e serão disponibilizados para os estudantes, atendendo às regras das entidades sanitárias.

Os materiais, de forma lúdica, transmitem um conteúdo educacional abordando temas como ciclo da água, novo cenário de Covid-19, vilões do esgoto, resíduos sólidos e descarte correto, a importância da água, reciclagem e reaproveitamento, entre outros.

Atividade desenvolvida pelo programa. Foto: BRK Ambiental

Dentre os jogos oferecidos pela concessionária de água e esgoto, está o jogo da memória “Vilões do Esgoto”, em que as crianças podem interagir com os personagens Bolinha, Mafralda, Lambuja, Juca “Bituca”, Bete “Cotonete”, Camelo “Bola de Cabelo”, Viola “Sacola”, Jão “Algodão” e Durval “Fio Dental”, enquanto memorizam as cartas e encontram seus pares.

Outro jogo educativo é o quebra-cabeça “Dança da Chuva”, que demonstra as etapas do ciclo da água na natureza.

“Cada atividade é acompanhada de um vídeo que reforça o aprendizado e a reflexão sobre os temas abordados. Optamos pelo envio dos DVDs, para que os alunos obtenham um conteúdo relevante e atrativo, independentemente do acesso à Internet. Nesse formato, o programa Cuidar Mais envolverá ainda mais as famílias, que poderão interagir, trocar conhecimentos e refletir sobre os temas propostos de forma lúdica e divertida”, destaca o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.

Experiências virtuais

Além dos conteúdos disponíveis nos kits, os estudantes que tiverem acesso à internet poderão encontrar outras atividades educativas no site www.brktransforma.com.br/interatividade, onde estão disponíveis jogos de memória, quebra-cabeças e experiências virtuais, como um passeio virtual por Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Seme, Jocimara Bravin, a parceria com a BRK Ambiental está sendo fundamental para o trabalho com a Educação Infantil do município, pois proporciona reflexões contínuas que motivam mudanças de atitudes nas crianças, propagando também para as famílias e as comunidades.

“Esse trabalho amplia a consciência das crianças sobre questões relativas à água no meio ambiente, que acabam assumindo de forma autônoma atitudes de proteção e conservação da natureza, em especial dos recursos hídricos. Os kits educativos foram uma excelente iniciativa da BRK Ambiental, apresentados bem coloridos, com muita qualidade e chamando a atenção das crianças. Avalio de maneira muito satisfatória todas as ações realizadas pela empresa em parceria com a Secretaria de Educação do nosso município”, afirmou Jocimara.

Conteúdo educativo

Também realizado com os alunos do 8º ano de instituições de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, por meio de oficinas e produção de vídeos abordando o tema “Sustentabilidade”, em 2020, devido à pandemia da Covid-19, esta etapa do programa Cuidar Mais não pode ocorrer.

A BRK Ambiental, entretanto, preparou um compilado de informações que irá integrar a coletânea sobre Meio Ambiente que será disponibilizada aos alunos da rede municipal, por meio do Portal do Aluno, da Seme.

O conteúdo inclui informações como a diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto, correto descarte de resíduos sólidos para o bom funcionamento da rede de esgoto, entre outros.

“A Seme solicitou nosso apoio com vídeos para a coletânea sobre Meio Ambiente, que irão disponibilizar aos alunos. Reunimos um conteúdo capaz de facilitar a aprendizagem sobre a relação entre saúde, saneamento e meio ambiente. Assim, esperamos contribuir para uma formação social e ambiental mais consciente dos estudantes”, explica a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.

Escolas integrantes

• Colégio Jesus Cristo Rei
• EMEB Alair Turbay Baião
• EMEB Albertina Macedo
• EMEB Governador Eurico Vieira de Resende
• EMEB Mª Tereza Brandão de Mello
• EMEB Normília da Cunha dos Santos
• EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira
• EMEB Prof.ª Maria do Carmo Magalhães
• EMEB Zilda Soares Moura
• Instituto de Pesquisas Educacionais – IPE

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais