qui 25/abril/2024 04:23
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vista de São Luís, no Maranhão, cidade que adotará o lockdown. Foto: Setur/Maranhão

Brasil terá primeiro lockdown a partir de terça. Veja como funcionará

redacao
Redação Dia a Dia

O Brasil terá seu primeiro lockdown (confinamento) a partir de terça-feira (5), em quatro cidades da região metropolitana de São Luís (MA), por causa da pandemia de coronavírus: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A decisão foi tomada pela Justiça maranhense.

O lockdown é a maior restrição que pode ser adotada para enfrentar a Covid-19 e já foi implementado na Itália, Espanha e China. No Maranhão, a previsão inicial é de 10 dias de duração, podendo ser reavaliado de acordo com o avanço da doença. O governador Flávio Dino informou que vai seguir a decisão judicial.

Quarentena x lockdown

Diferente da quarentena, ficar em casa passará a ser uma imposição, e não mais uma recomendação. Com isso, a população só pode sair para a rua por motivos de emergência.

Com isso, ficarão suspensas as atividades não essenciais, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias que trabalham em turnos de 24 horas. As demais atividades comerciais não podem funcionar.

A entrada e saída de veículos fica proibida por 10 dias, com exceção para caminhões, ambulâncias, atividades de segurança e veículos que estiverem transportando pessoas para atendimento médico.

Veículos particulares não poderão circular pela cidade, com exceção para compra de alimentos ou medicamentos, e transporte de pessoas para atendimento de saúde.

O uso de máscaras segue sendo obrigatório e haverá limitação da circulação de pessoas em espaços públicos. Bancos e lotéricas abrirão apenas para o pagamento do auxílio emergencial, salários e benefícios, com organização de filas.

Decisão judicial

A decisão do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, levou em conta pedido do Ministério Público do Maranhão que informava que na última terça-feira (28), todos os 112 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede estadual para pacientes com Covid-19 estavam ocupados.

Em sua decisão, o juiz afirma que é preciso adotar o bloqueio total porque “é a única medida possível” e eficaz para conter a doença e permitir que o sistema de saúde no Estado, público e privado, consiga se reorganizar para atender os pacientes.

Espírito Santo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou em videoconferência com a imprensa na última quinta-feira (30) que espera que o Estado não chegue a necessitar do lockdown. Ele destacou que para isso não acontecer será necessário que as pessoas se conscientizem e mantenham o isolamento social acima de 50%. Nesta semana, o índice chegou a 46%.

Renato Casagrande falou sobre o lockdown. Foto: Facebook/Renato Casagrande

“Estamos tentando correr mais rápido do que o número de pessoas que chegam nos leitos. Enquanto tentamos correr, pedimos para que as pessoas fiquem em casa, cumpram o isolamento social. Quando se fala em lockdown, de fato é fechar todas as indústrias, serviços e comércio, menos supermercados e farmácias. É proteger as pessoas de saírem de casa. Isso foi feito em alguns países. Pode ser que a gente chegue nisso, mas espero não chegar nesse nível de radicalização”, disse o governador na última quinta-feira (30).

Casagrande ainda ponderou: “O lockdown não vem se as pessoas não estiverem preparadas. Governo pode decretar e as pessoas não cumprirem. Elas ainda não estão com medo do vírus suficiente para ficar em casa. Espero que não seja necessário porque o tempo certo só chega junto com o desastre, e queremos evitar o desastre”, afirmou.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais