fbpx
20.1 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Banco de Perucas pretende levantar autoestima de mulheres em tratamento do câncer de mama

Com o diagnóstico do câncer de mama, além das preocupações com a saúde, vem também um impacto na autoestima com a queda dos cabelos, provocada pelo tratamento quimioterápico. Para minimizar essa questão, o Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul criou o Banco de Perucas.

Para a confecção das perucas, funcionárias da unidade fizeram doações, incentivadas pela coordenadora do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, Fabíola de Freitas Moraes.

“No ano passado, fizemos uma campanha sensibilizando colaboradoras, médicas cooperadas e voluntárias para cortar e doar os fios para a confecção das perucas. Os cortes foram feitos gratuitamente e resultaram na doação de 5 quilos de cabelos. O pré-requisito para doar foi o corte mínimo de 15 centímetros”, pontua.

Chá Rosa

As primeiras perucas estarão expostas nesta quarta-feira (9) durante o Chá Rosa. O evento que pretende mobilizar mais pessoas para apoiar a causa e as pacientes da Oncologia da Unimed Sul Capixaba e ajudá-las a superar esta fase com o empréstimo de perucas às mulheres que estão em tratamento.

Como se trata de empréstimo, as usuárias não poderão pintar ou cortar os cabelos. Ao final do tratamento, quando os próprios cabelos já tiverem crescido, e sem a necessidade de continuar a usar a peruca, a paciente fará a devolução para que outra mulher possa utilizá-la e à medida que a demanda for aumentando outra perucas serão confeccionadas, explica a coordenadora.

O Chá Rosa acontece no Cozinha Origem, em Cachoeiro de Itapemirim, a partir das 18h, e além das perucas, também serão vendidas camisetas do Núcleo Feminino, com a temática do Outubro Rosa.

A arrecadação será destinada à confecção de mais perucas e manutenção, e também para a compra de suplementos para pacientes em tratamento oncológico.

Carregando....