24.7 C
Vitória
sexta-feira - 20 de setembro de 2019
DiaaDiaES.com.br

Ataque de maruim tem prejudicado a vida rural de mais de sete municípios capixabas

Um mosquito e muitos problemas, principalmente no interior do Espírito Santo. Mais do que o incômodo, o maruim vem causando problemas na saúde e afetando também o agroturismo.

Um grupo de trabalho composto pela prefeitura de Anchieta e de outros seis municípios – Iconha, Anchieta, Rio Novo do Sul, Alfredo Chaves, Guarapari, Marechal Floriano – está debatendo soluções a fim de amenizar a presença dos maruins nessas regiões.

O problema com o ataque desse inseto, já existe há aproximadamente 10 anos, afetando inúmeros municípios capixabas, em especial os moradores e agricultores do meio rural. Nos últimos anos, a situação tem se agravado de forma bastante preocupante.

Grupo discute como solucionar o problema do maruim. Foto: Prefeitura de Anchieta

O Grupo de Trabalho Regional – Problema do Maruim já vem se reunindo com o objetivo é unir esforços para buscar soluções para resolução do problema, desde junho deste ano representantes dessas cidades vem se reunindo e buscando parcerias.

Na última reunião, participaram o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, o subsecretário da pasta, Michel Simon e o presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Anchieta, Geovani Meriguete, durante o encontro foram apresentadas as demandas da população sobre o assunto e solicitadas ações junto ao governo do Estado visando o combate do inseto. Na oportunidade, o grupo também solicitou pesquisas e ações.

“Nós últimos anos a situação tem se agravado de forma bastante preocupante, se tornando um problema importante, com impactos em nível de saúde pública, afetando as atividades já existentes de agroturismo e dificultando o desenvolvimento de novas iniciativas. Além disso, o maruim passou a ser um dos motivos de saída de famílias do meio rural”, elencou Meriguete.

O grupo já realizou contato com instituições de pesquisa e de governo, entre elas: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Ifes, Ufes e Fiorocruz, buscando alternativas de controle ou combate.

Leia Também...

Usina da BRK Ambiental em Cachoeiro é pioneira em geração de energia solar

Andréia Pegoretti

Produtores rurais de Cachoeiro visitam circuito turístico em Anchieta e já planejam projeto em São Vicente

Camila Soares

Projeto vai implantar hortas em escolas municipais de Cachoeiro

DiaaDiaES.com.br
Carregando....