DiaaDiaES.com.br
Evento terá transmissão on-line. Foto ilustrativa: Rawpixel/Freepik

Apae discute empoderamento e inclusão social no Circuito Reflexões

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto, vai discutir este ano temas como empoderamento, autonomia e desafios em tempos de pandemia. Em função da necessidade de distanciamento social por conta da Covid-19, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Apae-ES) optou em realizar uma série de três encontros on-line tendo à frente profissionais que entendem e se engajam na luta por ação e conscientização.

É o Circuito Reflexões ApaeES, que vai transmitir palestras ao vivo, sempre a partir das 14 horas, entre os dias 26 e 28 de agosto, no canal da Apae-ES no YouTube (youtube/apaees).

Todas as pautas do circuito giram em torno do eixo “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, tema da edição 2020 da Semana Nacional, que será tratado pelo movimento apaeano em todo o Brasil.

Quem abre as atividades da Apae-ES é Iara Pereira Ribeiro, professora de Direito Civil da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre “A Lei Brasileira de Inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência”, no dia 26. É a oportunidade para aprender sobre os direitos que estão resguardados para esse público e as penas previstas para quem tratá-lo com preconceito ou intolerância, entre outros pontos.

Protagonismo

No dia 27, a abordagem será sobre o tema da edição 2020 da Semana Nacional. Quem estará com a palavra para falar sobre “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” é o médico pediatra Eduardo Barbosa, deputado federal e ex-presidente da Federação Nacional das Apaes.

E no dia 28, a palestra “Participação e autogestão da pessoa com deficiência: desafios em tempos de pandemia” vai ser conduzida por Rosana Glat, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Receberemos convidados renomados para compartilharem conosco suas reflexões. Para esse evento, procuramos profissionais com trabalhos ou experiência nas temáticas que envolvem a pessoa com deficiência, sobretudo dentro da linha da busca por autonomia e protagonismo”, informa o presidente da Federação, Vanderson Gaburo, que atuará como mediador nos encontros.

Ele classifica a semana como um espaço fundamental de conscientização em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. “Neste ano, particularmente, todos nós fomos impactados pelas medidas de enfrentamento à Covid-19, que nos obriga, a cada dia, a pensar em novas práticas e atuações, também no campo da luta por direitos. Por isso, para esta edição propusemos um circuito de reflexões, com lives sobre temas fundamentais para debatermos direitos, protagonismo, autonomia, desafios da pandemia, entre outras questões relevantes.”

Estratégia nacional

A proposta do tema é fomentar o debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.

O texto condutor das ações desenvolvido pela Apae Brasil – Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) tem como base uma análise do então Ministério do Trabalho (2007), hoje Secretaria de Trabalho: “A inclusão social é a palavra-chave a nortear todo o sistema de proteção institucional da pessoa com deficiência no Brasil. Implica a ideia de que há um débito social secular a ser resgatado em face das pessoas com deficiência”.

Fique por dentro

Circuito Reflexões ApaeES

• Série de três encontros on-line com especialistas durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
• Quando: de 26 a 28 de agosto, a partir das 14 horas
• Onde: canal da Apae-ES no YouTube: youtube/apaees

Quinta-feira (26)

Tema: A Lei Brasileira de Inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência
Convidada: Dra. Iara Pereira Ribeiro – USP
Currículo: Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia do Direito e Doutorado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desenvolve pesquisas sobre Direito Privado e proteção da vulnerabilidade, especialmente sobre a Lei Brasileira de Inclusão e o Regime de Incapacidades.

Sexta-feira (27)

Tema: Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social
Convidado: Eduardo Barbosa
Currículo: médico pediatra, deputado federal pelo Estado de Minas Gerais (pelo sétimo mandato) e ex-presidente da Federação Nacional das Apaes e da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.

Sábado (28)

Tema: Protagonismo e autogestão da pessoa com deficiência: desafios em tempos de pandemia
Convidada: Dra. Rosana Glat – UERJ
Currículo: professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora de livros e artigos na área de Educação Especial. Pesquisadora 1D do CNPq, cientista da Faperj, procientista da UERJ. Consultora da Federação Nacional das Apaes e da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: