DiaaDiaES.com.br

Alimentação adequada reduz tempo de internação do paciente

Nutricionistas Santa Casa de Cachoeiro (Foto: Divulgação)

O Dia do Nutricionista é comemorado nesta segunda-feira (31), e a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro reforça a importância desse profissional para a instituição. Para se ter uma ideia, por dia, são servidas mais de 2 mil refeições, tanto para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Um paciente bem nutrido responde muito mais rápido ao tratamento e, consequentemente, reduz seu tempo de internação no hospital. O hospital oferece uma equipe com seis nutricionistas para garantir que o doente tenha uma alimentação adequada e que receba alta o mais rápido possível.

A gerente de Nutrição e Dietética da Santa Casa, Raquel Fassarella de Souza, explicou que o profissional de Nutrição tem função fundamental na recuperação do paciente. “Um paciente que está mal nutrido demora a responder o tratamento médico. Com isso fica mais tempo internado e gera mais complicações”, destaca.

E com a Covid-19, os pacientes contaminados com a doença ficam mais sensíveis. E nessa hora é preciso ter um olhar diferenciado para evitar um desconforto ainda maior causado pela alimentação.

Raquel contou que eles têm preferido uma alimentação mais leve, como sucos, vitaminas e sucos. “A gente tem procurado atender essas preferências, claro, dentro da dieta específica de cada um”, explicou.

Nesse processo de tratamento é comum eles sentirem enjoo e esse desconforto podem ser amenizados com uma refeição mais leve. “Os que preferem mais sucos e frutas a gente faz um aporte proteico fazendo uma vitamina com mais proteína, por exemplo”.

Serviço de Nutrição e Dietética

A Santa Casa possui um Serviço de Nutrição e Dietética (SND) encarregado de produzir e distribuir todos os alimentos/refeições do hospital.

A equipe de nutricionistas especializada na área clínica faz diariamente visitas aos pacientes. Após o encontro, são feitas avaliações específicas que indicam o tratamento dietoterápico ideal para cada um e encaminham para o SND. Em seguida, a nutricionista da área de produção executa o pedido.

O setor também conta com auxiliar de escritório, cozinheiras, açougueiro, auxiliares de cozinha, copeiras e estagiários de nutrição.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: