fbpx
20.1 C
Vitória
quinta-feira - 17 de outubro de 2019
DiaaDiaES.com.br
Foto: Taynara Barreto - CCOM/PMA

Alegre vai pagar R$ 60 mil para agricultor que “produzir” água

Produtores rurais do município de Alegre têm até o dia 25 de outubro para se inscreverem no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais.

A iniciativa tem como objetivo incentivar os agricultores a adotarem práticas sustentáveis de proteção ao meio ambiente em suas propriedades.

Serão pagos R$ 60 mil aos 20 melhores projetos ou atividades já realizadas na cidade.

O recurso, proveniente do Fundo Municipal de Meio Ambiente, deve ser usado para auxiliar o produtor na adoção de medidas que viabilizem a infiltração de água no solo e a conservação de nascentes, como a construção de caixas secas, barraginhas e reflorestamento.

“Não dá pra pensar em qualquer atividade produtiva sem levar em conta a questão ambiental. Afinal de contas para você produzir, você precisa de solo, de água, precisa dos recursos naturais. Então a gente precisa fazer a parte da gente para que esses recursos não venham a faltar”, declara o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas Ribeiro.

Projetos

Os projetos inscritos serão selecionados por uma comissão cujo o objetivo é beneficiar aquelas atividades que mais vão gerar impacto na qualidade do meio ambiente.

“A médio e longo prazo o programa vai fazer com que as propriedades beneficiadas consigam melhorar a disponibilidade de recursos hídricos, melhorar a cobertura vegetal e que a gente tenha ainda mais qualidade ambiental no município”, aponta o secretário.

Os interessados devem ficar atentos às exigências de credenciamento descritas no edital. Os finalistas serão anunciados no dia 5 de dezembro deste ano, e premiados no dia 12.

Carregando....