DiaaDiaES.com.br
O ITA fica em São José dos Campos. Foto: ITA

Abertas 150 vagas para ingressar na carreira aeronáutica

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), está com inscrições abertas em seu concurso de ingresso em cursos de graduação em Engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Ao todo são 150 vagas em disputa.

Deste total, 31 vagas são destinadas ao Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa (optantes à carreira militar). As demais são para Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica (não-optantes à carreira militar). Há 30 oportunidades para candidatos negros.

Podem participar da seleção candidatos de ambos os sexos que concluíram ou vão concluir o ensino médio em 2020, não completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula e ser brasileiro nato.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro, pela internet, no site do ITA. A taxa é de R$ 150.

Confira o edital do concurso

Os cursos de graduação no ITA têm duração de cinco anos, onde os alunos aprendem conteúdos básicos de engenharia (primeiros dois anos) e conhecimentos específicos para cada especialidade (três últimos anos).

Etapas

Os candidatos serão escolhidos através de dois exames de escolaridade, que serão realizados nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

No primeiro exame serão aplicadas 70 questões objetivas das áreas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A prova está marcada para 22 de novembro.

Já o segundo exame contará com provas dissertativas das áreas de Matemática, Física e Química, uma redação e inspeção de saúde. Ele está marcado para os dias 8 e 9 de dezembro.

Após a conclusão do curso de graduação, os alunos que optaram pela carreira militar e foram convocados como aspirantes a oficial serão promovidos a 1º tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do Comaer.

Promoção na carreira

O engenheiro formado pelo ITA, não incluído no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa, pode candidatar-se ao Serviço Ativo, como aspirante-a-oficial engenheiro da Reserva da Aeronáutica, sem novo concurso, desde que requeira sua incorporação até seis meses após a data da conclusão do curso de graduação.

Já os alunos civis que tenham sido declarados aspirantes-a-oficial de Infantaria de Guarda da Reserva da Aeronáutica, que concluírem com aproveitamento o curso de Engenharia do ITA, serão incluídos no Quadro de Oficiais Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, como aspirantes-a-oficial engenheiro.

Carregando....
%d blogueiros gostam disto: